quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

«é necessária a vigilância»

«Humildade» e «serviço» são critérios para orientar vida cristã, aponta papa Francisco
Diante das opções que diariamente têm de ser tomadas, desde a vida familiar à profissional, das pequenas às grandes opções, os critérios que devem orientar quem confia em Deus são a «humildade» e o «desejo», sublinhou o papa esta terça-feira, no Vaticano.
«Se um pensamento, se um desejo te conduz pela estrada da humildade, do abaixamento, do serviço aos outros, é de Jesus. Mas se te conduz pela estrada da suficiência, da vaidade, do orgulho, sobre a estrada de um pensamento abstrato», então já não é de Deus, afirmou Francisco na homilia da missa a que presidiu, refere a Rádio Vaticano.
Todas as tentações a que Jesus foi submetido no deserto o queriam «afastar» da «estrada do serviço, da humildade, da humilhação, da caridade», lembrou o papa, numa intervenção em que realçou o valor sapiencial do cristianismo.
Para Francisco, «é necessária a vigilância» para fazer escolhas que confirmem a fé: «O cristão é um homem ou uma mulher que sabe vigiar o seu coração. E muitas vezes o nosso coração, com tantas coisas que vão e vêm, parece um mercado de bairro: há de tudo, encontras lá tudo… E não!».
«Coloco à prova aquilo que penso, aquilo que quero, aquilo que desejo, ou opto por tudo», questionou Francisco, que perguntou novamente: «Escolho sempre as coisas que vêm de Deus? Sei quais são as que vêm de Deus? Conheço o verdadeiro critério para discernir os meus pensamentos, os meus desejos?».
Francisco concluiu a homilia com uma prece dirigida ao autor a quem é atribuída a primeira leitura proclamada nas missas de hoje: «O apóstolo João nos conceda esta graça de conhecer o que acontece no nosso coração e ter a sabedoria de discernir o que vem de Deus e o que não vem de Deus».

Rui Jorge Martins
© SNPC | 07.01.14

Sem comentários: