quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Apostolado da Oração - REUNIÃO DE GRUPO MENSAL

A proposta para a Reunião de Grupo de fevereiro já está disponível 
«A Eucaristia: fonte da nossa vida e da nossa missão cristã». Eis o lema do próximo Congresso Eucarístico Internacional. Ao reconhecermos na Eucaristia a fonte da nossa vida, não estamos apenas a afirmar que a nossa existência mana de um encontro ritual. Antes e mais do que tudo, estamos a fazer uma confissão muito simples e muito essencial: que o Espírito de Jesus está vivo no meio de nós e faz-Se presente em cada Eucaristia. É por Ele, e só por Ele, que a Eucaristia é mais do que um ritual, é um sacramento de encontro com Deus e com toda a Igreja. O ritual é um símbolo afetivo, que afeta aqueles que estão comprometidos com os seus gestos e palavras. O sacramento é um símbolo afetivo e efetivo, porque não só afeta o coração mas realiza aquilo que significa. Deste modo, quando afirmamos que na Eucaristia está a fonte da nossa vida e missão, estamos a voltar-nos para Deus e a reconhecer, com o salmista, que «todas as minhas fontes estão em Ti». Para termos a Eucaristia como chave de compreensão da nossa oração de grupo, vamos continuar a seguir os três passos que nos relembram o caminho eucarístico: (1) Palavra; (2) Ofertório; (3) Vida em Comunhão.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, a tua Vida é a fonte da Eucaristia, pois em ambas recebemos o mesmo Espírito de comunhão, serviço e misericórdia.
Ensina-nos, portanto, a receber toda a nossa motivação e imaginação da Eucaristia, para que possas nutrir mais livremente em nós tanto o querer como o agir.
Isto Te pedimos, a Ti que és Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ámen.


Sem comentários: