domingo, 5 de janeiro de 2020

Pilar del Rio escreve perfil do cardeal Tolentino Mendonça

«Este perfil deveria escrevê-lo Umberto Eco: o autor de “O nome da rosa” faria filigranas com a biografia de José Tolentino Mendonça, arcebispo de Suava e diretor do arquivo secreto do Vaticano por obra e graça do papa Francisco, que o elevou a tal glória em 2018, após os exercícios espirituais que orientou na Quaresma do mesmo ano. Tolentino Mendonça é teólogo, professor, ensaísta, foi vice-diretor da Universidade Católica de Lisboa, é cronista no semanário português “Expresso” e poeta com obra distinguida e traduzida.»

É com estas palavras que Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, abre o texto sobre o cardeal publicado na internet a 4 de janeiro, na página “eldiario”, de Espanha, no âmbito de uma edição especial dedicada a Portugal, datada de outubro.

D. Tolentino Mendonça foi nomeado figura nacional do ano de 2019 pelo “Expresso”. A 16 e 17 de maio presidirá às festas do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada, bem como à comissão organizadora das comemorações do 10 de junho

Sem comentários: