quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Liturgia, Arte e Arquitetura

Jornada reflete sobre 
«Pensar a igreja. Projetar igrejas»

A sessão de abertura vai contar com a presença do Cardeal-Patriarca de Lisboa.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, vai acolher, no dia 1 de fevereiro, a V Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura que tem como tema ‘Pensar a igreja. Projetar igrejas’. Após a sessão de abertura, marcada para as 9h45, com D. Manuel Clemente e João Luís Marques, dá-se início ao painel ‘Contextos’, centrado no ‘Pensar a Igreja’, com quatro reflexões: Cónego António Janela, Helena Valentim, António Marujo e Hugo Casanova, realça uma nota.

O painel ‘Formas’ apresentará durante a parte da tarde o tema ‘Projetar Igrejas’, a partir da obra dos arquitetos Diogo Lino Pimentel, António Freitas Leal, António Flores Ribeiro e Luiz Cunha, de “grande relevância na arquitetura religiosa em Portugal”. As intervenções vão estar a cargo de colaboradores e amigos dos quatro arquitetos.

A jornada é promovida por um grupo informal e voluntário de arquitetos, o ‘Átrio’ que se dedica “à partilha, estudo e discussão da arquitetura, arte e liturgia”, lê-se no comunicado.

A inscrição neste dia da jornada é obrigatória e pode ser feita através do link:

A proposta conta ainda, no dia 31 de janeiro, às 21h00, um programa complementar dedicado à apresentação do filme «A Espessura da Luz», sobre a Igreja de Olivais-Sul, na própria Igreja de Olivais Sul.

No dia 2 de fevereiro, às 16h30, está prevista a apresentação do livro ‘Nuno Portas: 18 Obras Partilhadas’, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ela própria um projeto de Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira.

A organização da Jornada conta com a colaboração do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP) e do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura do Porto (CEAU-FAUP) e ainda com o apoio da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS, PRERICO, Escola Artística António Arroio e Ordem dos Arquitectos.

Mais informação

Email:  mail.atrio@gmail.com

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/833171563792981/ 

Sem comentários: