domingo, 5 de janeiro de 2020

O tuíter de sábado do Papa: Não se obtém a paz se não se espera por ela

Protestos contra a guerra  (ANSA)
Papa Francisco, em um tuíter publicado no sábado, havia invocado a paz: "Devemos acreditar que o outro tem a nossa mesma necessidade de paz. Não se obtém a paz se não se espera por ela. Peçamos ao Senhor o dom da paz!".  Aos nossos microfones, dom Shlemon Warduni, bispo auxiliar de Bagdá, disse que uma nova guerra no Iraque seria terrível para a população e para a comunidade cristã. Quem pagam as consequências dos conflitos são sempre os mais fracos.

No final da oração do Angelus neste domingo, o Papa exortou a evitar "a sombra da inimizade", referindo-se às tensões que estão atravessando várias regiões do mundo. Então, o convite para rezar em silêncio.

Sako: relançar o diálogo, Iraque não seja atingido pela violência

Neste contexto, o Patriarca da Igreja católica caldeia, Louis Raphael Sako, fez um forte apelo: "Os iraquianos – disse -, ainda estão chocados com o que aconteceu na semana passada. Eles temem que o Iraque se torne um campo de batalha, em vez de ser uma nação soberana capaz de proteger seus cidadãos e suas riquezas. Em circunstâncias tão críticas e tensas, é sábio realizar um encontro em que todas as partes envolvidas se sentem em torno de uma mesa para um diálogo sensato e civilizado que poupará consequências inesperadas para o Iraque. Nós imploramos a Deus Todo-Poderoso - concluiu Sako -, que garanta ao Iraque e à região uma "vida normal, pacífica, estável e segura, à qual aspiramos”.

Sem comentários: