segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

“Pensar a Igreja. Projetar igrejas” é o tema da 5.ª Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o presidente da Ordem dos Arquitetos, José Manuel Pedreirinho, vão participar na 5.ª Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura, que a 1 de fevereiro reflete, em Lisboa, o tema “Pensar a Igreja. Projetar igrejas”.

Após a sessão de abertura, marcada para as 9h45, com D. Manuel Clemente e João Luís Marques, dá-se início ao painel “Contextos”, centrado no “Pensar a Igreja”, o Cón. António Janela (10h15), responsável pela paróquia do Santíssimo Coração de Jesus, cuja igreja, monumento nacional, projetada pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, acolhe a iniciativa.

O programa prossegue com as conferências da professora Helena Valentim (10h45), do jornalista António Marujo (11h30) e do arquiteto Hugo Casanova (12h00), seguindo-se o debate com os protagonistas de «quatro pontos de partida diferentes», refere uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Durante a tarde, o painel “Formas”, que incide sobre a projeção de igrejas, homenageia arquitetos «de grande relevância na arquitetura religiosa em Portugal», através de intervenções de colaboradores e amigos.

António de Freitas Leal é evocado por Maria do Rosário Mourão (15h00), António Flores Ribeiro vai ser lembrado pelo P. Lereno Dias (15h30), a figura de Diogo Lino Pimentel contará com as memórias de Hugo Venade (16h00), e Luiz Cunha é recordado por Paulo Miranda e António Sá Machado (16h30).

A seguir ao debate (17h00) prevê-se a intervenção do presidente da Ordem dos Arquitetos (17h45).

O encontro é complementado com duas atividades: na véspera, 31 de janeiro, pelas 21h00, na igreja de Olivais Sul é exibido um filme sobre a sua conceção, “A espessura da luz”, de Pedro Vieira de Almeida.

A 2 de fevereiro, às 16h30, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, é apresentado o livro “Nuno Portas: 18 obras partilhadas” (ed. Circo de Ideias).

A inscrição no dia da Jornada organizada pelo grupo informal e voluntário de arquitetos "Átrio", dedicado «à partilha, estudo e discussão da arquitetura, arte e liturgia», é obrigatória (público em geral, 10 €; estudantes, 5 €).

A iniciativa conta com os apoios do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura do Porto, Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS, PRERICO, Escola Artística António Arroio e Ordem dos Arquitetos.

Sem comentários: