terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Ecumenismo: «Vive o bem» é o convite do Encontro Cristão de Sintra

Sintra, 06 jan 2020 (Ecclesia) – A plataforma que promove o ‘Encontro Cristão’ de Sintra informa que ‘Vive o bem’ vai organizar uma iniciativa de reflexão, sobre o tema “unidos na diversidade”, a partir das 20h45 de 1 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a comissão organizadora explica que o tema do décimo ‘Encontro Cristão’ de Sintra parte da situação de náufrago de São Paulo na ilha de Malta, onde foi acolhido “com uma benevolência fora do comum”, descrita no livro dos Atos dos Apóstolos.

“Cultivar um terreno de benevolência traduz-se em semear acolhimento, delicadeza, generosidade, ternura, solicitude, proximidade, inclusão, partilha e tantos sentimentos positivos, que, tendo como fonte Deus, condividimos com todos os homens de boa vontade, na construção de uma cidadania fraterna”, desenvolve a organização.

Este encontro conta com momentos de oração, reflexão e aprendizagem e, neste contexto, o lema ‘vive o bem’ vai dar mote a diversos workshops nas áreas do humor, da família, do desporto, na música, na política, na ciência e no ecossistema, mas também nas “adversidades” e “a cada instante”.

Segundo a Plataforma Encontro Cristão de Sintra, ‘vive o bem’ é a experiência de “caminho de unidade e diversidade” entre as diferentes tradições cristãs que “vivem a reciprocidade do bem”.

A organização assinala que esta iniciativa com dez anos de existência nasceu quando, “por relações familiares, católicos e evangélicos estreitaram relacionamentos e descobriram reciprocamente a autenticidade do seu cristianismo”.

semana de oração pela unidade dos cristãos 2020, que une milhões de pessoas de várias Igrejas, vai recordar os migrantes e refugiados que são vítimas de naufrágios no Mediterrâneo, entre 18 e 25 de janeiro; Os materiais foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta e Gozo (Cristãos Unidos em Malta).

CB/OC

Sem comentários: