sexta-feira, 6 de julho de 2012

Distribuição do clero


Lisboa: Cardeal-patriarca propõe novas «formas e estruturas» para distribuição do clero


Lisboa, 05 jul 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu num comunicado publicado hoje que a diminuição do número de sacerdotes e o crescimento da população na Diocese exigem uma distribuição do clero católico “com novas formas e estruturas”.
A posição é assumida no decreto de nomeações dos padres para o ano pastoral 2012-2013, datado de terça-feira e disponibilizado esta manhã na página do patriarcado na internet.
Segundo D. José Policarpo, acentua-se neste ano a fórmula de “unidade pastoral”, ou seja, “conjunto de paróquias entregues a um grupo de sacerdotes”.
Os padres, acrescenta o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, “garantirão o ministério sacerdotal associando a si os diáconos permanentes e os leigos, criteriosamente escolhidos e formados”.
“Esperamos a compreensão das comunidades para aceitarem, em ação de graças, o que ainda é possível garantir-lhes e oferecer-lhes, não supervalorizando tradições e hábitos adquiridos”, assinala o cardeal-patriarca.
D. José Policarpo observa ainda que a missão do sacerdote “não é, apenas, presidir a atos de culto”.
O documento procede ainda à nomeação do padre Bruno Miguel Moreira de Almeida Machado para o Departamento da Cultura, Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa.
OC    

Sem comentários: