quarta-feira, 24 de maio de 2017

Mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa para a Festa da Família

Caríssimas famílias do Patriarcado de Lisboa
No Domingo 28 de maio vamos celebrar em Alcobaça a festa diocesana da Família. Este ano com o tema que o Papa Francisco desenvolveu na sua exortação pós-sinodal: A Alegria do Amor.
Porque disso mesmo se trata, ou seja, da verdadeira alegria que apenas se alcança vivendo com os outros e para os outros, na permanente atenção recíproca, na constante dádiva de si. Porque «é dando que se recebe», como Jesus viveu e ensinou.
A proposta familiar cristã - a mesma que Jesus enunciou - é isso mesmo, uma proposta de alegria que perdura no amor que persiste. Que persiste porque supera todo o egoísmo e assim se faz comunhão autêntica, sempre com os outros, sempre mais além no conjunto, sempre mais eterna em Deus e com a sua graça renovadora.
Por isso mesmo, preparar e acompanhar a vida familiar é tarefa prioritária das comunidades cristãs, para se tornarem autênticas “famílias de famílias”. E isto mesmo se conseguirá, com o testemunho e a colaboração dos casais e famílias que vivem a proposta evangélica.
Será esta também a experiência de convívio, partilha e celebração que viveremos intensamente em Alcobaça no Domingo 28 de maio - e muito especialmente com os casais que celebram datas marcantes do seu matrimónio.
- Lá vos espero a todos!

+ Manuel, Cardeal-Patriarca

Sem comentários: