quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (8): Redescobrir a oração
A oração tem propriedades para qualificar a vida pessoal, familiar, social e comunitária. Muitos podem desconhecer, mas a oração pode ser um laço irrenunciável com o compromisso ético. É prática dos devotos, mas também um estímulo à cidadania. Ao contrário de ser fuga das dificuldades, é clarividência e sabedoria, tão necessários no enfrentamento dos problemas. Na verdade, a oração faz brotar uma fonte interior de decisões, baseadas em valores com força qualitativa. A oração é caminho singular. É, pois, indispensável aprender a orar e cultivar a disciplina diária da oração. Tratar-se de um caminhar em direção às raízes e ao essencial. Nesse caminho está um remédio indispensável para o mundo atual, que proporciona mais fraternidade e experiências de solidariedade.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Noticias - Roma

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (7): Multiplicar a generosidade e a solidariedade
Se queremos ser nómadas de Deus, se queremos viver Dele, temos de criar uma liberdade muito grande face às coisas. A verdade é elas nos aprisionam. O que possuímos rapidamente nos possui a nós. Para o cristão um estilo de vida frugal testemunha melhor do que mil palavras a Fé em Deus.

Cultura

Novidades editoriais de janeiro e fevereiro de 2012
“A família que reza no dia-a-dia”, “A oração do coração”, “Ao lado do doente”, “Bioética”, “Deus de surpresas”, “Direito do ensino religioso”, “Na origem da pretensão cristã”, “Os beijos não dados/Tu és Beleza”, “Os encontros de Jesus no Evangelho de São João”, “Os meus 31 anos na Rádio Renascença" ”Os místicos das religiões”, “Os nossos santos e beatoPara ler o Concílio Vaticano II”, “Pode um cristão ser maçon?”, “Uma Igreja de todos e de alguém”, “Via Crucis e Via Lucis”, “Via sacra: Nas mãos de Deus pelas mãos dos homens” são os títulos que apresentamos com as sinopses ou excertos adiantados pelas editoras.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Santarém: Adultos foram à catedral pedir publicamente para serem membros da Igreja Católica

 – A catedral de Santarém recebeu este domingo um conjunto de adultos da diocese que manifestaram publicamente a vontade de receberem os primeiros três sacramentos cristãos e serem admitidos na Igreja Católica.
Os catecúmenos, termo que designa os candidatos aos sacramentos da iniciação cristã, Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia, passaram por “um tempo longo de preparação” em que receberam as primeiras noções de espiritualidade e doutrina cristãs, refere o site diocesano.
O bispo de Santarém afirmou na missa que “o maligno conduz à adoração do dinheiro, à ganância, ambição e avareza”, à “degradação da sexualidade”, ao “sucesso na vida a qualquer custo”, a uma “vida de fachada, conduzida pela vaidade, pela aparência e ânsia de poder e de domínio”, bem como à “maledicência”, “mentira” e “traição”.

‘Da fé ao Baptismo: a fé como caminho de vida’
Veja o vídeo da 1ª Catequese Quaresmal de D. José Policarpo, com o tema ‘Da fé ao Baptismo: a fé como caminho de vida’, que decorreu no Domingo, 26 de Fevereiro, e foi especialmente dirigida aos catecúmenos.
ver [+] video

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (6): Tomai esta Quaresma como possibilidade e não como peso
Quando nos esvaziarmos de nós para sermos de Deus, haverá lugar para todos, como sempre havia em Cristo. Ele cumpriu inteiramente a vontade do Pai, procurando-nos sem descanso. Olhou-nos fixamente com aquele olhar que recebeu do Pai, ansioso sempre do regresso dos pródigos. Somos cristãos do nome que nos deram. Mas sejamo-lo de facto. Tomai esta Quaresma como possibilidade e não como peso. Concentremo-nos em Deus e nos outros, em quem Ele nos espera. Deus é simples, em si e para nós. Não sejamos nós tortuosos, pelas tristes sendas dos egoísmos mal desculpados

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (5): Morrendo a toda a hora, fui encontrando sempre uma vida melhor
Fotógrafos católicos e afastados da Igreja revelam o seu olhar sobre a via sacra
A sé de Silves acolhe a partir deste domingo uma exposição com obras de 15 fotógrafos sobre a Via Sacra. O pároco e responsável pelo Setor da Pastoral da Cultura da diocese do Algarve, padre Carlos Aquino, sublinha que a iniciativa revela «um profissionalismo incrível», resultante de «um diálogo muito interessante» entre a Igreja e perspetivas que olham para as expressões da fé com referências nem sempre coincidentes com o catolicismo.

Destaque da semana


SEGUNDA-FEIRA: 21H15- Encontro para casais no Centro Social e Paroquial
O Departamento da Pastoral Familiar, com base nas Catequeses preparatórias para o VII Encontro Mundial das Famílias (Milão, 30 de Maio a 3 de Junho de 2012), propostas pelo Pontifício Conselho para a Família – Arquidiocese de Milão, vai realizar as dez catequeses sobre o tema proposto:
A FAMÍLIA O TRABALHO E A FESTA (livro à venda na secretaria paroquial)
Para o que convida todas as Famílias da nossa Paróquia e não só, a estarem presentes nas referidas catequeses orientadas pelo casal, Frederico e Joana Franco, que se realizam no Centro Social Paroquial conforme o seguinte programa: 
- Fevereiro 13 e 27 - Março 12 e 26 - Abril dias 16 e 30 - Maio 14 e 28 - Junho 11 e 25 -

TERÇA-FEIRA: 21h00-Reunião de jovens, no Centro Social e Paroquial. 21h00-Reunião do Departamento de Liturgia.

SEXTA-FEIRA: Primeira Sexta-Feira - 20h30-Confissões em Colares, Missa às 21h00 seguida de Adoração até às 22h30. 

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Deixar-se conduzir ao deserto

Uma Reflexão alusiva ao I Domingo da Quaresma;
Aparentemente onde não há nada nem ninguém está, no entanto, Deus. Ali, onde tudo foge e tudo falta, pode-se ainda viver de fé e experimentar o amor divino! Se, por um lado, o deserto é símbolo de vazio, sede e fome, renúncia de comodidades, por outro lado, ali Deus patenteia-nos uma liberdade desmesurada capaz de nos abrir, um silêncio amplo que permite a escuta, uma luz que desmascara as trevas, uma solidão apta a um encontro… o sair de um mundo para chegar ao coração do mundo, ali onde se encontra Deus. Mas, como Jesus, precisamos de um coração dócil para nos deixar conduzir…

Como a Adão, o pecado faz-nos temer a nudez e a exposição perante a voz de Deus, mas é precisamente a nudez do deserto que nos ajuda a reencontrar o Éden que parecia perdido e o timbre da voz de Deus que nos recria. É ali que aprendemos o abandono da fé, a entrega de toda a vida nas mãos de Deus. É ali, distantes dos caminhos já percorridos, que reaprendemos a viver com a própria humanidade, que reaprendemos a caminhar, ao descobrir que só Ele é a terra prometida.

 (Texto aadaptado))
 Um santo domingo
Ana Colares 

Da Quaresma à Páscoa (4): Pede à Quaresma
Pede à Quaresma que te ensine o caminho para o abraço de Deus. O caminho para esse lugar onde a festa nunca termina. O caminho para esse lugar de onde saíste para viver a vida do sem rumo e do sem sentido. Porque querias ser livre. Porque querias escutar as mil melodias que ainda não tinham sido tocadas no teu coração. Em vez disso a vida empurrou-te para um lugar de desespero onde nem as bolotas eram tuas amigas. Pede à Quaresma que te ensine o caminho para o abraço de Deus. E ousa recomeçar. E ser filho. E vestir o traje da festa que o Amor prepara para ti a todo o instante.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cristãos da Nigéria

ORAÇÃO PELA NIGÉRIA EM SOFRIMENTO
Pai omnipotente e misericordioso,
Deus da justiça, do amor e da paz.
Tu governas todas as nações da terra,
tens a força e o poder, e ninguém a Ti se pode opor

Nós Te apresentamos
Bendizemos-Te e agradecemos-Te tudo o que temos e somos.           
Pedimos-Te perdão pelos pecados que cometemos
e por todas as boas obras que não praticámos.

No Teu perdão repleto de amor,
livra-nos do castigo que merecemos.
 
 Senhor, estamos oprimidos não só pela incerteza,
mas também pelos problemas morais, económicos e políticos. 

Escuta o grito do Teu povo que, com confiança, se dirige a ti.
Deus de infinita bondade,
Tu és força na adversidade, saúde na fraqueza e consolo na dor.
 
Tem misericórdia do Teu povo e poupa a Nigéria
do caos, da anarquia e da destruição.
Abençoa-nos com o Teu reino de justiça, de amor e de paz.

 Nós To pedimos por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Ámen

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quaresma: Leigos e padres analisam leituras bíblicas em vídeos publicados no site da revista «Família Cristã»

Lisboa, 23 fev 2012 (Ecclesia) – O site da revista “Família Cristã” vai publicar semanalmente vídeos com análises de leigos ao principal trecho da Bíblia (Evangelho) proclamado nas missas dos domingos da Quaresma.
Cada filme inclui a participação de um padre da Sociedade de São Paulo, congregação responsável pela revista, que vai “condensar e refletir sobre a contribuição dos leigos nesse vídeo”, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Os vídeos “poderão servir de apoio e ponto de partida para reflexões individuais ou em grupo em casa, na família, nas paróquias, grupos e comunidades”, aponta o comunicado.
O filme referente ao primeiro domingo da Quaresma já está disponível no site da “Família Cristã”.
A Quaresma, que começou esta quarta-feira, denominada de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
RJM
Saúde Mental: Cooperação precisa-se (mais...)

Lisboa, 23 fev 2012 (Ecclesia) – O secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde elogiou hoje, em Lisboa, o contributo dos institutos hospitaleiros, no tratamento de doentes de foro mental, reconhecendo que o Governo deve colaborar “melhor” com aquelas instâncias católicas.

“Nós necessitamos muito dos institutos hospitaleiros e estamos cientes de que, de alguma forma, nunca fomos capazes de estabelecer a melhor cooperação”, referiu Fernando Leal da Costa, em declarações à Agência ECCLESIA, durante a abertura do 11º Congresso Nacional de Psiquiatria S. João de Deus, na Universidade Católica.
Esta iniciativa, dedicada ao tema “Qualidade em Saúde Mental – Cuidar com Saber e Humanidade”, conta com a organização das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em parceria com a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.
Da Quaresma à Páscoa: Quinta-feira depois das Cinzas
«Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há de recompensar-te». Como pessoas de oração, eis o nosso programa para a Quaresma: entrar neste lugar secreto, oculto aos homens, que só o Pai vê. Somos chamados a um esforço de recolhimento e aprofundamento. Um esforço escondido e solitário que ninguém pode fazer por nós. É preciso afastarmo-nos de todas as nossas pequenas preocupações e dependências do amor-próprio; encontrar tempo para entrar nas profundezas do coração, num esforço de abertura e lucidez, e aí rezar ao nosso Pai.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"Passo a rezar"

“Passo a rezar” faz dois anos e chega todos os dias a nove mil orantes | ÁUDIO |
No dia 17 de fevereiro de 2010, quarta-feira de cinzas, um novo modo de rezar em português ficou disponível na internet. Música e palavra para download, uma proposta diária de oração, para ser ouvida em qualquer lugar. O www.passo-a-rezar.net entrou assim na vida de vários milhares de portugueses que, diariamente, utilizam as orações disponibilizadas gratuitamente no site, para serem ouvidas em formato mp3 ou subscritas em podcast. O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que se associou ao projeto desde o início, oferece as orações dos três primeiros dias da Quaresma.

Quarta Feira-feira de Cinzas

Da Quaresma à Páscoa: Quarta-feira de Cinzas
«És pó e ao pó voltarás» (Génesis 3,19). Quando? Amanhã? No próximo ano? Daqui a 20 anos? Que importa… Esse grão de pó sobre a tua cabeça é o teu destino inelutável. Por isso emprega bem os teus curtos anos, converte-te, volta-te para Cristo, que só ele te pode dar perdão e vida. É assim que começamos a Quaresma, tempo de conversão e austeridade, mas também tempo de uma alegria contida, a alegria de um coração purificado. Trata-se de nos prepararmos para as festas pascais. A Quaresma é o caminho para uma festa!

Destaques da semana

Foi alterado para data a anunciar o filme de temática espiritual, anunciado para as 21h30 no CEDECRAM, Azenhas do Mar

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Entrudo é «explosão» de vidas «contidas»

Lisboa: Paróquia organiza «Carnaval português» e padre entra no corso

– O pároco de Ribamar, distrito e diocese de Lisboa, é uma das figuras do “Carnaval português” local, não só por entrar no corso mas também porque a sua paróquia é a responsável pela organização dos festejos.
“Esta festa é muito saudável e por isso apoio-a”, afirmou o padre Joaquim Batalha ao programa ECCLESIA na Antena 1, acrescentando que a “crítica social” feita nos desfiles que fecham a avenida principal é “necessária e oportuna”.
O sacerdote de 73 anos que gosta “de brincar ao Carnaval” considera que em Ribamar “as pessoas dizem o que lhes apetece de uma forma que não é ofensiva e divertem-se”, perspetiva partilhada por Fátima Santos, da organização: “Não há exageros”.
A crítica social é uma forma de “resistir aos avanços” sentidos “como ameaças”, ao mesmo tempo que possibilita a “reconfiguração do tecido social” através da abertura de “fendas” no “horizonte” da existência humana, comentou na mesma emissão o filósofo Paulo Pires do Vale.

Beja, 21 Fev 2012


Beja: Morreu D. Manuel Falcão, bispo emérito

– O bispo emérito de Beja, D. Manuel Falcão, faleceu esta noite aos 89 anos de idade, na Casa Episcopal, informa a Diocese, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“Com sentimentos de amizade e solidariedade cristã comunico que na noite de 20 para 21 de fevereiro adormeceu no Senhor, na Casa Episcopal de Beja, na sua cama, o nosso querido D. Manuel Franco de Oliveira Falcão”, indica o atual bispo diocesano, D. António Vitalino.
O corpo do falecido prelado vai ser velado na Sé de Beja; às 18h30 haverá celebração da missa e às 21h00 missa com o Ofício de Leituras.
Esta quarta-feira, pelas 10h30, vão decorrer as exéquias na Catedral, seguindo-se o cortejo para o cemitério de Beja, onde será depositada a urna no jazigo dos bispos da diocese.

Madeira

Dois anos depois do temporal, ajuda ainda é necessária
463 famílias da Madeira foram apoiadas depois das enxurradas de 20 de fevereiro de 2010. Por realojamento foram apoiadas 232 e por danos parciais as restantes

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fátima: Santuário celebrou festa dos beatos Francisco e Jacinta Marto

Fátima, Santarém, 20 fev 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima assinalou hoje a festa litúrgicas dos beatos Francisco e Jacinta Marto, durante a qual foi aprovada pelo bispo diocesano a oração oficial dos mais novos dos três pastorinhos.
No dia do 92.º aniversário da morte da beata Jacinta foi assim rezada a nova ladainha que, além de vários textos litúrgicos, recorre à homilia do Papa João Paulo II na cerimónia de beatificação, em maio de 2000.
“Deus de infinita bondade, que amais a inocência e exaltais os humildes, concedei, pela intercessão da Imaculada Mãe do vosso Filho, que, à imitação dos bem-aventurados Francisco e Jacinta,  Vos sirvamos na simplicidade de coração para podermos entrar no reino dos Céus”, refere a oração conclusiva, no final da ladainha, hoje divulgada pela sala de imprensa do Santuário.
Esta manhã, a celebração da festa litúrgica teve início na Capelinha das Aparições com a recitação do rosário.
Seguiu-se uma procissão até à igreja da Santíssima Trindade, para a missa, durante a qual todas as crianças presentes foram convidadas a subir ao altar.
O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, disse na sua homilia que “a santidade não é um privilégio reservado a alguns eleitos: todos somos chamados a ser santos”.
“Nos pastorinhos, a santidade adquire, para nós, um rosto familiar, próximo e, sobretudo, possível”, prosseguiu.
Antes da eucaristia, duas telas dos beatos Francisco e Jacinta Marto foram colocadas na igreja da Santíssima Trindade.
De acordo com o testemunho reconhecido pela Igreja Católica das três crianças conhecidas como pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.
SISF/LDS/OC

JDJ 2012 - Lisboa

Jovens convocados

As vigararias e respectivas paróquias da Diocese de Lisboa começaram já a preparação da Jornada Diocesana da Juventude, do próximo dia 1 de Abril, Domingo de Ramos, na baixa de Lisboa.   Neste ano em que o Papa sugere aos jovens meditarem no tema “Alegria”, todos os jovens da Diocese foram convocados, pelo seu Bispo, para manifestarem esse mesmo espírito no centro da cidade. A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) terá como tema “Em Cristo, a Alegria e a Sabedoria” e estará integrada na Missão Metrópoles como proposta do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que juntamente com outras cidades europeias tornará presente o encontro particular com o seu Bispo, na Catedral, ao final do dia, tendo como ponto máximo a celebração da Eucaristia.

Mensagem para a Quaresma do Cardeal-Patriarca de Lisboa

Esperança ajuda a não desesperar

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, convida os cristãos da diocese a viver o tempo de Quaresma fundados na fé, na esperança e na caridade, sublinhando que a virtude da esperança teologal “ajuda a não ‘desesperar’ quando o sofrimento bate à porta”. O convite é deixado na Mensagem para a Quaresma deste ano 2012,...

ver [+]

Destaques da semana


o QUARTA-FEIRA DE CINZAS: Missas em Almoçageme às 9h30 e em Colares às 19h00 com imposição de cinzas. Reunião da Legião de Maria no Mucifal às 15h00 e Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja Paroquial às 17h00.
o QUINTA-FEIRA: 21h00- Adoração ao Santíssimo Sacramento, nas Azenhas do Mar.
o SEXTA-FEIRA: 21h30-Filme de temática espiritual no CEDECRAM, nas Azenhas do Mar .ALTERADO para data a anunciar

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vaticano: Bento XVI quer cardeais promotores de comunhão e testemunhas do «amor de Cristo»

Cidade do Vaticano, 19 fev 2012 (Ecclesia) – Bento XVI pediu hoje aos 22 novos cardeais da Igreja Católica, incluindo o português D. Manuel Monteiro de Castro, que saibam criar “a comunhão entre as múltiplas diferenças” e testemunhem o “amor de Cristo”.

“O facto de presidir na fé está inseparavelmente ligado à presidência no amor. Uma fé sem amor deixaria de ser uma fé cristã autêntica”, alertou.
O Papa falava durante a missa a que presidiu na Basílica de São Pedro, com os membros do Colégio Cardinalício, um dia depois do quarto Consistório do seu pontificado.
“Uma fé egoísta seria uma fé não-verdadeira. Quem crê em Jesus Cristo e entra no dinamismo de amor que encontra a sua fonte na Eucaristia, descobre a verdadeira alegria e torna-se, por sua vez, capaz de viver segundo a lógica do dom”, observou.
Após sublinhar que “Deus não é solidão, mas amor glorioso”, Bento XVI destacou que aos cristãos “está confiado o dom deste amor” deve ser oferecido com o testemunho da própria vida

Fé e cultura

Carnaval e alegria cristã (mais...)
O Carnaval já não é o que era mas continua a ser um tempo fundamental para escapar dos hábitos do dia-a-dia e congregar a população, superando as suas divisões, considera o ator católico Júlio Martín. «Acreditamos em algo que nos transcende mas também estamos aqui e agora e também acreditamos na vida antes da morte», sublinha o encenador, acrescentando que à semelhança de «Cristo pregado na cruz», os cristãos devem também estar «pregados» à sua realidade para a «transformar, iluminar e dar-lhe esperança e alegria».

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Igreja celebra S. Teotónio, primeiro santo português
A Igreja Católica assinala este sábado, 18 de fevereiro, os 850 anos da morte de S. Teotónio (1162), considerado o primeiro santo português, nascido provavelmente em Ganfei (Valença do Minho) cerca do ano 1082. Teotónio assumiu especial protagonismo nos alvores da nacionalidade, como conselheiro de D. Afonso Henriques, que não se coibiu de admoestar, nomeadamente quando os moçárabes (cristãos que viviam sob o domínio árabe) da região de Lisboa foram reduzidos à escravidão pelo primeiro rei português.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vaticano II: Direito ao trabalho, direitos dos trabalhadores

Tendo em conta as funções e produtividade de cada um, bem como a situação da empresa e o bem comum, o trabalho deve ser remunerado de maneira a dar ao homem a possibilidade de cultivar dignamente a própria vida material, social, cultural e espiritual e a dos seus. Dado que a atividade económica é, na maior parte dos casos, fruto do trabalho associado dos homens, é injusto e desumano organizá-la e dispô-la de tal modo que isso resulte em prejuízo para qualquer dos que trabalham.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Movimentos católicos juntam-se no Parlamento Europeu

Lisboa, 15 fev 2012 (Ecclesia) – A plataforma de movimentos católicos “Juntos pela Europa” vai juntar-se a 12 de maio no Parlamento Europeu, em Bruxelas, numa iniciativa que terá atividades paralelas em cerca de 100 cidades do continente, incluindo sete portuguesas.

Os 240 movimentos e comunidades cristãs envolvidos no projeto reúnem-se em torno do Manifesto “Os 7 SIMs”, que defende a “dignidade inviolável” da vida, a família enquanto ligada “por um pacto indissolúvel de amor entre homem e mulher”, bem como a proteção da natureza, explica o blogue da plataforma.
A declaração assinada na sequência de dois encontros realizados na cidade alemã de Estugarda em 2004 e 2007 preconiza também uma “economia justa”, a “solidariedade “com os pobres e os marginalizados”, a “paz” e a “responsabilidade para com a sociedade”.
Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Faro, Funchal e Ponta Delgada vão unir-se a 12 de maio “ao maior número de cidades europeias onde serão criadas também dinâmicas de animação e celebração deste evento”, refere a página.
O encontro na capital belga vai ser antecipado a 24 de fevereiro em Lisboa pela conferência “Europa, onde está a tua alma?”, que decorre às 21h00 na igreja do Campo Grande, com as intervenções do padre Hermínio Rico, Laurinda Alves e do antigo eurodeputado José Ribeiro e Castro.
As origens da plataforma católica remontam a 1998, quando o Papa João Paulo II promoveu uma reunião em Roma com novos movimentos da Igreja Católica para “Reavivar a Alma Cristã da Europa”.
Comunidade Emanuel, Verbum Dei, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Equipas de Nossa Senhora, Metanoia, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Cursilhos de Cristandade e Focolares são os organismos portugueses integrados na plataforma que quer trabalhar pelo Manifesto “com todas as forças sociais e políticas”.
RJM

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia dos namorados

sentimentos, olhares e afetos | IMAGENS |
«A verdade, a grande verdade é que os sentimentos interessam. Tornam-nos gente. Ensinam-nos a ser. Pedem de nós o que trazemos de único e de irrepetível. E preparam-nos para querer, para desejar receber o mesmo. Do outro. Da outra. Um comércio puro, gratuito. Tão diferente, tão distante dos rotineiros comércios.» Texto de José Tolentino Mendonça acompanhado por fotografias de Steve McCurry.

Esperar pelo Estado é «engano irresponsável»



D. Jorge Ortiga assina mensagem para o Dia Nacional da Caritas destacando situações de desemprego e solidão


Lisboa, 13 fev 2012 (Ecclesia)  – O presidente da Comissão Episcopal responsável pela Pastoral Social da Igreja Católica referiu hoje que “esperar tudo do Estado” para a garantia de condições de vida condigna é um “engano irresponsável”.
D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, fala em “graves situações de desencanto e de rutura verdadeiramente alarmantes” que exigem “um caminho diferente do passado, optando claramente pelo bem comum”, sem perder de vista “o destino universal dos bens do mundo”.
Essa resposta, assinala, deve fazer face a um “crescente desemprego” que gera e agrava “ambientes amargos nas famílias e na sociedade”, bem como ao “isolamento dos idosos”, que conduz à solidão extrema “na própria morte”.
“Muitas famílias de todas as idades, particularmente as suas crianças, não conseguem prover às suas necessidades básicas”, alerta na mensagem para o Dia Nacional da Caritas, que vai ser celebrado a 11 de março.
A iniciativa tem este ano como tema ‘Edificar o bem comum – tarefa de todos e de cada um’.
(mais: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=89552 )

Pastoral Juvenil: Formar para «rasgar horizontes»

«Mais do que estar em Igreja, sentir-se Igreja» é a atitude proposta pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

Lisboa, 13 fev 2012 (Ecclesia) – O lançamento de um itinerário catequético pós-crisma e a organização de um simpósio de formação ao nível dos secretariados diocesanos são as duas apostas do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) para o próximo triénio.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Destaques da semana

o SEGUNDA-FEIRA: 21H15- Encontro para casais no Centro Social e Paroquial
O Departamento da Pastoral Familiar, com base nas Catequeses preparatórias para o VII Encontro Mundial das Famílias (Milão, 30 de Maio a 3 de Junho de 2012), propostas pelo Pontifício Conselho para a Família – Arquidiocese de Milão, vai realizar as dez catequeses sobre o tema proposto:

A FAMÍLIA O TRABALHO E A FESTA
Para o que convida todas as Famílias da nossa Paróquia e não só, a estarem presentes nas referidas catequeses orientadas pelo casal, Frederico e Joana Franco, que se realizam no Centro Social Paroquial conforme o seguinte programa:
- Fevereiro 13 e 27 - Março 12 e 26 - Abril dias 16 e 30 - Maio 14 e 28 - Junho 11 e 25 -

o TERÇA-FEIRA: 21h00-Reunião de jovens, no Centro Social e Paroquial.

o SEXTA-FEIRA: 21h30-Reunião do Grupo de Animação Espiritual.

o SÁBADO: Reunião de formação para os Ministros extraordinários da Comunhão, na Paróquia de Agualva às 15h00.

o Encontra-se a pagamento o contributo paroquial, lembramos que o mesmo é fundamental para o bom funcionamento dos serviços da paróquia.

sábado, 11 de fevereiro de 2012


Família: Casamento católico deve transformar sociedade

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 07 fev 2012 (Ecclesia) – O casamento católico deve provocar a mudança da sociedade, afirmou hoje o padre Vasco Pinto de Magalhães durante a intervenção que dirigiu aos padres da diocese de Aveiro reunidos em Albergaria-a-Velha para um encontro formativo.
“O sacramento do Matrimónio é para a transformação do mundo”, sublinhou o sacerdote jesuíta, acrescentando que as famílias têm de ser “fermento e questionamento constante” para quem as rodeia, refere uma nota de imprensa da diocese aveirense enviada à Agência ECCLESIA.
A família confronta-se com o “paradigma de fim de ciclo” que atravessa Portugal, fenómeno visível na relação “despenalização-legalização” resultante da “fúria de tornar tudo legal”, como o “aborto” e a “eutanásia”.
O co-fundador do Centro de Estudos de Bioética, sediado em Coimbra, observou que a cultura atual “desenvolve um tecido vivo sem células-base”, depois de a família ter sido substituída nesse papel pelo indivíduo.
O padre Vasco Pinto de Magalhães apontou também três vetores do pensamento contemporâneo: individualismo (“assiste-me o direito de ser feliz”), subjetivismo (“tenho o direito a opinar sobre tudo”) e igualitarismo (“não se faz distinção de nada e de ninguém”).
GIDA/RJM

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fátima Missionária

Conflito no Afeganistão roubou a vida a 12 mil pessoas

Em 2011, o número de mortes devido ao conflito aumentou cerca de oito por cento. Apesar dos esforços realizados para melhorar as condições de segurança, continuam a registar-se graves abusos contra civis

Missão, hoje. Curso começa a 13 de fevereiro

É um curso sobre a missão e decorre entre fevereiro e junho, em 15 sessões, na igreja de Miraflores, Algés, em Lisboa
A iniciativa é do Setor de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa, através da Escola Diocesana de Leigos. Decorrerá às segundas-feiras, entre as 21h30 e as 23h, com início a 13 de fevereiro. Esta é a primeira vez que um curso sobre a missão é promovido no Patriarcado de Lisboa.
Nos 50 anos do Concílio Vaticano II, a primeira sessão será a ele dedicada. O orador é o bispo auxiliar de Lisboa, Joaquim Mendes. Mas ao longo das 15 sessões serão abordadas outras temáticas ligadas à missão: Espiritualidade; Vocação; Justiça, Paz e Integridade da Criação; entre outros.

 O curso tem um custo de 35 euros. Para mais informações e inscrições, os interessados podem fazê-lo através dos telefones 213558026 e 916209919 (das 14h30 às 17h30) ou através do e-mail da Escola de Leigos ou do Serviço de Animação Missionária. Consulte os temas e oradores das aulas.

Pensamento do dia

Trabalha-se mais em quinze minutos, depois de ter rezado, do que em duas horas sem oração.
 Beato José Allamo

Mensagem para a Quaresma 2012

Vaticano: Papa pede atenção «concreta» aos mais necessitados

Bento XVI publicou hoje a sua mensagem para a Quaresma 2012, pedindo aos católicos de todo o mundo que façam deste tempo uma oportunidade para “prestar atenção ao outro”, com “preocupação concreta pelos mais pobres”.
“Uma sociedade como a atual pode tornar-se surda, quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida. Não deve ser assim na comunidade cristã”, refere o texto, divulgado pela Santa Sé.
O Papa critica “a indiferença” e “o desinteresse que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito pela ‘esfera privada’” na cultura atual, atitudes que quer ver contrariadas por um “olhar de fraternidade”.
“O grande mandamento do amor ao próximo exige e incita a consciência a sentir-se responsável por quem, como eu, é criatura e filho de Deus: o facto de sermos irmãos em humanidade e, em muitos casos, também na fé deve levar-nos a ver no outro um verdadeiro ‘alter ego’, infinitamente amado pelo Senhor”, pode ler-se.
mensagem de Bento XVI

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cristãos queimados vivos na Nigéria... (veja)

MÁRTIRES CRISTÃOS NO SÉCULO XXI

Essas noticias nenhuma TV faz questão de anunciar. E porquê?
Que imagens de horror!!! Que Deus tenha misericordia dos nossos irmãos nesses países!!
Cristãos queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria.
Notícias como essa, que deveriam estampar a primeira página dos jornais,
são solenemente ignoradas pela grande mídia.
Vamos divulgar!!!
Merece a atenção e divulgação de todo aquele que professa a fé em Jesus Cristo!!!
Um verdadeiro absurdo! Triste demais, mas a pura realidade!
Divulguem.
Espalhem esta notícia.
Vamos fazer a nossa parte!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pastoral Familiar

Paróquia de Colares

O Departamento da Pastoral Familiar, com base nas Catequeses preparatórias para o VII Encontro Mundial das Famílias (Milão, 30 de Maio a 3 de Junho de 2012), propostas pelo Pontifício Conselho para a Família – Arquidiocese de Milão, vai realizar as dez catequeses sobre o tema proposto:

A FAMÍLIA O TRABALHO E A FESTA

Para o que convida todas as Famílias da nossa Paróquia e não só, a estarem presentes nas referidas catequeses orientadas pelo casal, Frederico e Joana Franco, que se realizam no Centro Social Paroquial conforme o seguinte programa:

- Fevereiro 13 e 27 - Março 12 e 26 - Abril dias 16 e 30 -
- Maio 14 e 28 - Junho 11 e 25 - às 21h15 -

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Patriarcado de Lisboa

Patriarcado publica normas sobre Bênçãos, Exorcismos e Exéquias cristãs

“Garantir e manifestar, no mesmo modo de agir, a comunhão de todo o Corpo da Igreja Diocesana” é o objectivo manifestado pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, ao publicar a segunda parte do documento sobre as ‘Normas Pastorais para a Celebração dos Sacramentos e Sacramentais’.
» Ler mais

45 anos - Universidade Católica


Educação: Universidade Católica reclama debate sobre futuro do ensino superior

Em declarações à Agência ECCLESIA, esta sexta-feira, durante a sessão solene comemorativa do “Dia Nacional da UCP”, o reitor Manuel Braga da Cruz salientou que “sem um conjunto de reformas no ensino superior, que tenham a ver com a racionalização da rede e com a lei do financiamento”, a universidade “corre o risco de perder a sua capacidade competitiva no contexto europeu e internacional”.
Seguindo uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, o “Dia Nacional da UCP” vai ser assinalado este domingo, um pouco por todo o país, subordinado ao lema “UCP: Um projecto da Igreja com 45 anos”.
O ofertório das missas celebradas em todas as igrejas nacionais reverte a favor da Universidade, destinando-se à atribuição de bolsas aos “alunos mais carenciados” da Faculdade de Teologia, respeitando assim o “lugar e papel especial” do ensino teológico na identidade e missão da Universidade Católica, criada em 1967.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

04 de Fevereiro - S. João de Brito

"A Linguagem da cruz é loucura para os que perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus" 1Cor 1,18

O santo de hoje, chamado São João de Brito (1647 - 1693), nasceu na Mouraria em Lisboa, junto ao Castelo, numa casa que foi abalada no terramoto de 1755, mas que foi reconstruída. Sempre foi venerado com especial fervor pelo povo português. O Papa Pio XII estendeu seu culto à Igreja Universal, canonizando-o em 1947. Apesar de nobre e algo doente, conseguiu não só entrar na Companhia de Jesus mas transformar-se, a partir de seus vinte e seis anos, em missionário de espantosa actividade. Na Índia, assumiu a língua e costumes locais, para melhor poder espalhar a Boa Nova do Evangelho. Morreu mártir, durante um trágico levantamento contra os cristãos. Já no cárcere, desde o dia 31 de Janeiro, escreveu no dia 3, ao Superior da sua Missão: “A culpa de que me acusam vem de ser que ensino a lei de Nosso Senhor, e de nenhuma maneira hão-de ser adorados os ídolos. Quando a culpa é virtude, o padecer é glória”.
Que São João de Brito nos inspire a sua fé, a sua dedicação ao Evangelho e a sua coragem e determinação.
Imagem da Sé de Portalegre, oferecida pela família de João de Brito, por ocasião da sua beatificação (1852).

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Hoje - Devoção ao Sagrado Coração de Jesus


1ª Sexta-feira do Mês. Confissões às 20h30,  Missa às 21h00, seguindo-se  uma reflexão sobre a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, em Colares - Igreja Paroquial

Saúde


Saúde: Cuidados continuados devem dar mais atenção ao doente do que à doença, diz capelão hospitalar

Lisboa, 02 fev 2012 (Ecclesia) – Os cuidados continuados na saúde exigem que a prioridade seja dada ao bem-estar físico e espiritual do paciente, remetendo para segundo plano a cura da doença, considera o capelão do Hospital do Mar, em Loures.
“Muito mais do que cuidados centrados na doença da pessoa, são cuidados centrados na pessoa da doença”, frisa frei Hermínio Araújo na mais recente edição do Semanário Agência ECCLESIA, dedicada ao Dia Mundial do Doente, que a Igreja Católica assinala a 11 de fevereiro.
O religioso franciscano salienta também a relevância da “relação entre a pessoa vulnerável e o cuidador”, que é “determinante” para a evolução positiva dos cuidados continuados, cuja importância tem vindo a aumentar devido às doenças de “evolução prolongada” e à “complexidade de patologias como as de cariz crónico degenerativo”.
“Na maior parte dos casos, as pessoas chegam a situações de grande fragilidade pelas inúmeras perdas que vão ocorrendo”, observa o sacerdote, acrescentando que o “aumento da esperança média de vida está na origem de um número crescente de pessoas com necessidades cada vez maiores”.
O especialista considera que se impõe a criação de “condições que permitam obter ganhos em saúde e evitar o isolamento e a exclusão social”, preservando a dignidade do ser humano independentemente do seu estado de saúde.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012