quinta-feira, 5 de março de 2015

DA CHATA UMA PARTILHA....

SOBRE "O MISTÉRIO PASCAL" (cheira-me que vai haver mais)
Venho partilhar convosco uma passagem do livro "MISTÉRIO PASCAL E  MUNDO CONTEMPORÂNEO" (pp13) elaborada pelo meu professor na UCP Domingos Terra, S.J., numa semana de estudos espirituais :

"A nossa abordagem do Mistério Pascal permite enunciar os seus aspectos principais. Em primeiro lugar, apesar de a morte constituir o fim abrupto da existência presente, o ser humano traz consigo a esperança da ressurreição. Em segundo lugar, o que se passou com Jesus mostra-nos que há um hiato entre a vida temporal que acaba e a vida eterna que vem a manifestar-se plenamente. Mas mostra-nos também que a morte não é a queda no abismo do absurdo, mas sim no abismo de Deus. Em terceiro lugar, constituímos a eternidade já na vida presente, pela forma como nos abrimos à realidade e usamos a liberdade. É isto que se torna definitivo no momento da morte.
Vemos, então, que o dinamismo do Mistério Pascal nos fornece uma gramática de compreensão da existência e nos convida a exercer a nossa capacidade criadora duma determinada forma. A vida é algo por que temos de trabalhar. Mas Deus é quem tem ultimamente poder sobre ela. Assim, no quadro desenhado pelo Mistério Pascal, o ser humano é importante, mas não ocupa o espaço todo."

Acreditam que já li esta síntese umas 5 vezes meditando em cada uma das palavras?
Pensei, então, em partilha-la convosco, a qual se enquadra muito bem ao nosso tempo de Quaresma,  já com um sabor a ressurreição, que estamos a viver.

Um abraço na PAZ DE CRISTO.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: