quinta-feira, 8 de março de 2018

IR AO ENCONTRO DO PERDÃO NAS '24 HORAS PARA O SENHOR'

"EM TI ENCONTRAMOS O PERDÃO"

Inicia-se, no dia 9, às 16 horas (hora de Lisboa), a iniciativa '24 horas de Oração para o Senhor', promovida pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, Dicastério da Cúria Romana. Sob o lema "Em Ti, encontramos o perdão" (Salmo 130), a jornada de oração começa com a Celebração Penitencial presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Na Mensagem para a Quaresma deste ano, o Papa endereçou um convite aos católicos, e em especial aos membros da Igreja, para que empreendam "com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração". "Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar", adverte o Santo Padre, considerando a iniciativa '24 horas para o Senhor' uma "ocasião propícia" para tal, visto que "convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística". "Em cada diocese, pelo menos uma igreja ficará aberta durante 24 horas consecutivas, oferecendo a possibilidade de adoração e da confissão sacramental", determina Francisco.

O Arcebispo Salvatore Fisichella, presidente do Dicastério, afirma, em comunicado, que o objetivo da jornada de oração é "oferecer a todos, especialmente àqueles que ainda sentem desconforto com a ideia de entrar numa igreja, de buscar o abraço misericordioso de Deus, uma oportunidade fora dos tempos e modos habituais para regressar ao Pai".

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização preparou um subsídio pastoral para acompanhar as '24 horas para o Senhor', disponível no site do Dicastério, em inglês, italiano, espanhol, polaco, francês, português e alemão.

A jornada de oração começou em Roma, em 2013, mas rapidamente se alargou a todo o mundo, oferecendo a todos os crentes a possibilidade de experimentar pessoalmente a infinita misericórdia de Deus.

Sem comentários: