quarta-feira, 13 de maio de 2020

Vaticano: Papa assinala 13 de maio com saudação para Fátima e apelo à oração pela paz e o fim da pandemia

Francisco recorda atentado contra São João Paulo II, em 1981
Foto: Santuário de Fátima
Cidade do Vaticano, 13 mai 2020 (Ecclesia) – O Papa deixou hoje no Vaticano várias mensagens dedicadas à celebração do 13 de maio, no Santuário de Fátima, com apelos à oração pela paz, a conversão e o fim da pandemia.

“Gostaria de aproximar-me, com o coração à Diocese de (Leiria-)Fátima, ao Santuário de Nossa Senhora, hoje: saúdo os peregrinos que ali rezam, saúdo o cardeal-bispo, saúdo todos, todos unidos a Nossa Senhora, que nos acompanha neste caminho de conversão diária a Jesus. Que Deus vos abençoe”, disse, durante a audiência geral que decorreu na biblioteca do Palácio Apostólico, à porta fechada, com transmissão online.

Francisco saudou os ouvintes de língua portuguesa, neste dia 13 de maio, e encorajou todos “a conhecer e seguir o exemplo da Virgem Maria”.

“Para isso, procuremos viver este mês com uma oração diária mais intensa e fiel, em particular rezando o terço, como recomenda a Igreja, obedecendo a um desejo repetidamente expresso em Fátima por Nossa Senhora. Sob a sua proteção, os sofrimentos e as aflições da vida serão mais fáceis de suportar”, acrescentou o pontífice.

Aos fiéis da Itália, Francisco recordou o primeiro aniversário das aparições aos pequenos videntes de Fátima, convidando todos a “invocar a Virgem Maria, para que torne cada um perseverante no amor a Deus e ao próximo”.

Já na saudação aos ouvintes polacos, o Papa recordou as aparições de Fátima e o atentado do 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, contra São João Paulo II, o qual “via a intervenção materna da Virgem Santa na salvação da sua vida”.

“Na nossa oração, peçamos a Deus, por meio do Coração Imaculado de Maria, a paz para o mundo, o fim da pandemia, o espírito da penitência e a nossa conversão”, acrescentou.

O Papa anunciou que na próxima segunda-feira, 100.º aniversário do nascimento de São João Paulo II, vai presidir a uma Missa junto no altar do seu túmulo, na Basílica de São Pedro, com transmissão online para todo o mundo a partir das 07h00 de Roma (menos uma em Lisboa).

“Agradeçamos a Deus por ter dado este bispo a Roma, santo bispo, e peçamos-lhe que nos ajude, que ajude esta Igreja de Roma a converter-se e a ir em frente”, declarou.

Antes da audiência, na Missa a que o Papa presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, foram cantadas duas estrofes do ‘Ave de Fátima’, como forma de assinalar as celebrações do 13 de maio.

OC

Sem comentários: