sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bento XVI: Renúncia deixa questões por responder na Igreja Católica

Lisboa, 21 fev 2013 (Ecclesia) – A renúncia de Bento XVI ao pontificado gerou “perplexidades” e deixou questões por responder no seio da Igreja Católica, por ser a primeira em séculos, considera o jornalista Octávio Carmo, da Agência ECCLESIA.
“É natural que esta decisão não tenha só pontos positivos: causa perplexidades, tem dificuldades práticas e poderia trazer, esperemos que não, dificuldades sob um ponto de vista hierárquico, teológico”, refere ao programa ECCLESIA que pode ser visto hoje na RTP 2 (18h00).
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, tem revelado ao longo dos últimos dias que o atual Papa e a Santa Sé estão a estudar questões relacionadas com o tratamento a dar a Bento XVI após o final do pontificado ou a possibilidade de antecipar o início do Conclave.
Octávio Carmo entende que é necessário esperar para determinar com precisão qual a “marca que esta decisão” de Bento XVI vai deixar para o futuro e disse discordar de leituras “laicizantes” da figura do Papa, a partir desta abdicação.
“Esta não é uma decisão laica, é remetida para o âmbito da consciência, não é exclusivamente pragmática”, precisou. (...mais clique no titulo) 

Sem comentários: